quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mitos e Verdades sobre a drenagem linfãtica



A drenagem linfática consiste na ativação manual através da massagem, da circulação linfática do automatismo dos vasos e glândulas linfáticas, melhorando a eliminação do excesso de líquidos corporais não desejados.
 
Como funciona esta técnica?

Primeiro esta técnica tem evoluído com o tempo, isso é um ponto muito importante. A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos lentos, suaves, ritmos que ajudam a compressão, porque pressiona determinadas áreas do corpo que facilitam e ajudam ao melhor funcionamento do sistema linfático, sistema que é paralelo ao sanguíneo. O sistema linfático basicamente está formado por uma vasta rede de vasos que estão distribuídos por todo o corpo, com a função de coletar os líquidos filtrados e dispersos, direcionando-os para a circulação sanguínea.


Mitos e verdades
A drenagem linfática emagrece.
Mito. O sistema linfático pode chegar a acumular algumas partículas em determinadas áreas dando lugar ao inchaço, as mais comuns são no abdômen e braços. Esta técnica ajuda a esse inchaço diminuir e voltar a seu curso normal. Então podemos afirmar que a drenagem linfática ajuda ao paciente a se sentir mais leve, mas estetratamento não é válido para emagrecer.

Ajuda na constipação intestinal.
Verdade! Os movimentos desta técnica com as massagens ajudam a eliminação do bolo fecal e como consequência ajuda facilitando a constipação
A drenagem ajuda a diminuir os efeitos da TPM (tensão pré-menstrual)
Verdade! Acontece que a com a TPM, a circulação sanguínea não é suficiente. Esta técnica ajuda a suavizar os sintomas porque as massagens facilitam o movimento do fluxo sanguíneo. Isso alivia as sensações de dor, peso, inchaço e outros incômodos característicos desse período.


Nenhum comentário:

Postar um comentário