sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Qual é o momento de fazer uma cirurgia bariátrica?

Quando falamos de cirurgia bariátrica estamos falando dos procedimentos cirúrgicos realizados a fim de alcançar uma perda de peso significativa e duradoura, além de tratar doenças associadas com a obesidade, tais como diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono, doenças músculo-esqueléticas (como a artrite das grandes articulações), entre outras.

Para determinar se uma pessoa tem problemas de obesidade ou excesso de peso, é melhor determinar seu índice de massa corporal (IMC). São candidatos para a cirurgia de bypass gástrico  os pacientes que têm um IMC de 35 kg/m² ou mais. Os pacientes com um IMC de 40 são considerados portadores de obesidade grave, ou seja, que somente a obesidade, mesmo sem a presença de outros problemas de saúde, já é uma doença que ameaça a vida. A cirurgia bariátrica é a especialidade de cirurgia dedicada ao tratamento da obesidade através de cirurgia.

Existem vários tipos de cirurgia bariátrica: bypass gástrico envolve a criação de um estômago pequeno que permite que o paciente se sentir satisfeito com porções menores de alimentos. A derivação Biliopancreática consiste na redução do tamanho do estômago, com o objetivo de reduzir a quantidade de alimentos que o paciente pode consumir. El Sleeve Gástrico ou Manga Gástrica é uma cirurgia que reduziu a capacidade do estômago, e é da lhe uma forma de um tubo ou manga com pouca capacidade.


A cirurgia é o melhor tratamento disponível atualmente para o tratamento da obesidade grave ou mórbida, é superior a dietas, medicamentos e outras medidas que são frequentemente utilizadas. A cirurgia bariátrica não tem objetivos estéticos, mas visa melhorar a saúde dos pacientes obesos e com obesidade grave ou mórbida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário